Ensino Híbrido

Com a flexibilização das medidas de distanciamento social, as aulas presenciais começam a retornar de maneira escalonada. Como uma volta com todos os estudantes ao mesmo tempo não é possível, a instituição está optando por adotar um modelo de ensino híbrido que mescla atividades presenciais e remotas.

Os fundamentos para tal modelo podem ser encontrados na Pedagogia Flexível. Ela consiste numa estratégia educativa centrada no estudante capaz de oferecer diferentes opções de estudos, como tempo e local de aprendizagem, recursos educacionais, abordagens instrucionais, atividades de aprendizagem, apoio para docentes e discentes. O ensino e a aprendizagem passam a ser flexíveis e não fixos. Diante dessas possibilidades, busca-se a criação de cursos para atender as necessidades de aprendizagem dos estudantes dentro da carga horária proposta pela matriz curricular da instituição. Esses cursos serão divididos em três etapas:

  • Aula síncrona: a atividade pedagógica se dá com a presença do professor e do estudante no mesmo instante e no mesmo ambiente. Essas atividades poderão ser realizadas presencialmente na instituição de ensino ou por webconferência.

  • Aula assíncrona: a atividade pedagógica é realizada de acordo com o tempo, o horário e o local definido pelo estudante independente da presença do docente. Ela requer um maior comprometimento do estudante e da supervisão familiar.

  • Aula aberta: é oferecido ao estudante a oportunidade dele construir seu próprio caminho de aprendizagem de maneira mais livre. Nesse modelo, podem ser adotadas a sala de aula invertida, trabalhos de pesquisa, produções de textos, sínteses, resumos e portfólios.

Além disso, os docentes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio estarão disponibilizando horários de plantão para esclarecimento de dúvidas e demais questões.

Destacamos que a cantina escolar estará fechada e o restaurante somente atenderá estudantes do Turno Inverso. Desta forma, todos devem providencial seu lanche individual previamente.

Cada nível de ensino, realizará suas aulas híbridas presenciais ou remotas de acordo com a descrição baixo.


Educação Infantil

Devido à limitação do número de estudantes atendidos presencialmente e a possibilidade da permanência do ensino remoto para as famílias que desejarem, o Colégio Gaspar está optando por adotar a metodologia de Ensino Híbrido. Nesse primeiro momento, tudo que somente pode ser ensinado na presencialidade será feito nas aulas presenciais e tudo que pode ser aprendido remotamente será realizado por meio das atividades domiciliares. As atividades presenciais iniciam no dia 29/09, respeitando a capacidade das salas de aula, conforme a Cartilha de retomada das atividades de Educação Infantil.

Ensino Fundamental I

Retorno das atividades de Turno Inverso (para alunos inscritos para o período de quarentena): 28/10 - quarta-feira

As atividades presenciais da Aula Regular iniciam no dia 03/10, respeitando a capacidade das salas de aula, conforme a Cartilha de retomada das atividades do Ensino Fundamental I.

Ensino Fundamental II

Retorno das aulas Regulares: 28/10 - quarta-feira

Nova grade de horários:

6º ano

7º ano A

7º ano B

8º ano

9º ano A

9º ano B

Ensino Médio

Os estudantes do Ensino Médio poderão retornar presencialmente para as aulas síncronas a partir do dia 22/09. Já no dia 21/09, passa a valer a nova grade de horários.

Nesse novo modelo, 50% da turma terá aula presencial na terça e quarta de cada semana e o outro grupo na quinta e na sexta.

Os estudantes que optarem por não participar dos momentos presenciais deverão buscar auxílio do docente nos horários de plantão.

Horários:

1ª Série

2ª Série

3ª Série A

3ª Série B

Crie seu site grátis!